Agricultura

Após curso de Derivados do Leite do SENAR Minas, alunos planejam comercialização

Doce de leite, muçarela, requeijão, queijo minas, ricota, iogurte, queijo frescal, queijo trufado, cabacinha. Durante cinco dias, produtoras e trabalhadoras rurais da Associação Comunitária da Barra Mansa participaram do curso de Derivados do Leite, oferecido pelo SENAR Minas em convênio com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pocrane em parceria com a Prefeitura Municipal de Alvarenga e Secretaria Municipal de Agricultura, com o propósito único de aperfeiçoar técnicas de produção. Mas, segundo uma das alunas, Ireni Marçal, ao final do treinamento os alunos descobriram que as aulas eram um convite para ir além, como uma alternativa de incremento da renda das famílias.

O curso foi aplicado na propriedade do Srº Josias e Srª Ireni Marçal na comunidade do Lagartixa.

Alvarenga tem grande potencial na produção leiteira e atento a visões futuristas o prefeito de Alvarenga, juntamente com o secretário de Agricultura, teve a iniciativa de buscar parcerias junto ao SENAR Minas e Sindicado dos Produtores Rurais de Pocrane para aplicar o curso de forma gratuita para a Associação de Produtores Rurais da Barra Mansa.

Ter noção de Legislação, saber como proceder com o registro junto a órgãos de inspeção e rotulagem é fundamental para que os moradores tenham sucesso, caso amadureçam a ideia de empreender, segundo a instrutora do curso Silvana Zanuncio. Para ela, além das questões teóricas, tidas como um universo ainda não explorado para alguns alunos, o apogeu do curso foi o passo em que os participantes colocaram a “mão na massa”.

O curso foi finalizado com a presença do prefeito Diocélio, a vice Maria Fátima, juntamente com os secretários: Roberto Dornelas – Secretário de Agricultura, Geraldo Felício – Secretário de Saúde, Cláudia Gomes – Secretária de Administração e Saulo Soares – Secretário de Meio Ambiente e Turismo, além da presença do extensionista da EMATER, Alexandre Rabelo.

Assessoria de imprensa