Alunos da Escola Municipal José Damásio de Souza Lima fazem o plantio de 26 mudas nativas em nascente

Tempo de leitura: 2 minutos

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a lição de hoje para os estudantes da Escola Municipal José Damásio de Souza Lima foi sujar as mãos de terra e plantar uma árvore. Ao longo de todo mês de junho, foi trabalhando com os 22 alunos a importância e a preservação da natureza e das nascentes, onde alunos fizeram produções de textos, frases, desenhos e confeccionaram brinquedos com materiais recicláveis.

Para encerrar os trabalhos feitos dentro de sala de aula, hoje, 13 de maio, os alunos visitaram o viveiro municipal localizado na comunidade do Alvarenguinha dos Tenentes, no local o Secretário Municipal de Meio Ambiente e também Engenheiro Ambiental, Saulo Soares, explanou a importância da preservação das nascentes e de todos os recursos naturais, como as matas, os córregos, rios e lagoas que formam o ecossistema, imprescindíveis para a vida, orientando o manejo e plantio de mudas nativas aos presentes.

Após a visita ao viveiro municipal os alunos direcionaram a propriedade do Senhor Antônio Batista, uma das propriedades que foram contempladas com o Programa Olhos D’água, para fazer o plantio das mudas que totalizaram 26 mudas em diversas espécies nativas.

Os alunos aprenderam sobre a importância de cuidados com o meio ambiente, como a conscientização de crianças e seus pais sobre o funcionamento do ecossistema e a importância da conservação dos recursos naturais – declarou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Saulo Soares.

A Secretária Municipal de Educação também esteve presente acompanhando o trabalho realizado pelas professoras Tarcilla Rodrigues e Lina Constâncio e falou sobre a importância do evento. “É muito importante ações dessa natureza, principalmente envolvendo as crianças, porque elas se tornam multiplicadoras de informações junto de seus familiares e por consequência da comunidade onde moram. Elas desenvolvem consciência favorável à preservação ambiental, e num futuro próximo, vão formar uma comunidade com outro comportamento em relação ao uso dos recursos naturais e sua preservação”, ressaltou Maria Soares.

A professora Tarcilla Rodrigues explica que a aula especial do Dia do Mundial do Meio Ambiente só contribui para o desenvolvimento da consciência ambiental dos alunos. “Eles irão ver essas árvores crescendo aqui dentro da nossa comunidade. Mudas que eles plantaram se desenvolvendo, no qual cada muda estão com os respectivos nomes dos alunos”, avalia.

Todo ano na semana do Meio Ambiente os alunos irão monitorar as plantas que foram plantadas no berço aberto por Claudiano.

No intervalo os alunos realizaram um piquenique e compartilharam experiências sobre o tema Meio Ambiente.