Educação promove final da 1º Olimpíada Municipal de Matemática

Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu como uma das metas para o ano de 2017, o aumento dos índices das avaliações dos alunos das escolas municipais, desenvolvendo nos alunos, o desejo de aprender por meio de competições saudáveis.

Com isto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, lançou a 1ª Olimpíada de Matemática que movimentou no mês de maio todos os alunos  das escolas municipais João Francisco da Cunha e Francisco Bernardes Filho para realizarem a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª fase de competição.

Segundo a secretária de Educação, Maria Soares, a Olimpíada de Matemática buscou mobilizar professores e alunos para um processo de ensino aprendizagem significativo na disciplina de matemática, visando levar o aluno a pensar produtivamente, apresentando situações e problemáticas que desafiam e motivam os alunos a querer resolvê-los

“A 1ª Olimpíada de Matemática foi um grande sucesso, pois criou um clima de competição entre os alunos e professores e de forma saudável envolveu até mesmo os familiares, que se dispuseram mais em auxiliar seus filhos a enfrentar as dificuldades da matéria”, contou.

A secretária comentou ainda que a implantação da Olimpíada no Município proporciona o aumento da atenção e interesse não só dos alunos mais interessados, como também, estimula e embasa os estudantes que apresentam baixo desempenho, preparando a todos já para o próximo desafio que será a Olimpíada de Língua Portuguesa.

De acordo com Maria, a olimpíada foi aplicada em quatro níveis ,todas de acordo com o grau de aprendizagem dos alunos seguindo com a aplicação de 4 testes em 4 etapas.

“Todos os testes foram elaborados pela supervisora Dulcineia Peixoto. A etapa 1, 2 e 3 foram realizadas na própria escola. As etapas 1, 2 e 3 foi composta de aplicação de testes nas salas e correção pelas supervisoras Maria Aparecida Silva e Dulcineia Peixoto, sendo selecionados os alunos que atingiram, dentro do seu nível, a melhor nota de cada sala participante.  A quarta e última etapa foi realizada dia 30 de maio e usou como critérios a resolução de situações problemas matemáticos com critérios específicos do nível de cada ano”, afirmou.

Vencedores

De acordo com a apuração da final da 1ª Olimpíada Municipal de matemática, os vencedores foram Pedro do Santos Silva, da EM Francisco Bernardes Filho, Prof. ª Olívia Meireles; Kwan Martins Lacerda, da EM João Francisco da Cunha, Prof.ª Mirela Maria e Pablo Oliveira Silva, da EM João Francisco da Cunha, Prof.ª Mirela Maria.

Prêmios

1º Lugar – 1 Tablet