Estudantes da rede municipal passam por avaliação do Proalfa

Não são apenas os alunos do ensino médio que tem um compromisso marcado com a educação. Enquanto os jovens realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as crianças testaram seus conhecimentos, por meio das provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). As avaliações integram o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave) que foram realizadas na quarta (8) e quinta (9), na Escola Municipal João Francisco da Cunha e nos dias (13) segunda e (14) terça, na Escola Municipal Francisco Bernardes Filho.

Os alunos do 3º ano do ensino fundamental fizeram prova de Língua Portuguesa e Matemática.

Em Alvarenga, pouco mais de 50 estudantes da rede municipal participaram das avaliações nesses quatro dias. Os resultados das avaliações saem no próximo ano e são utilizados para fundamentar as intervenções necessárias no processo de alfabetização dos alunos.

O Proalfa é uma avaliação anual, censitária no 3º ano do Ensino Fundamental, que serve para avaliar o desempenho dos alunos no que se refere à Leitura/Língua Portuguesa.

Conheça o SIMAVE

O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) serve para que a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG) realize diagnósticos educacionais afim de identificar necessidades e demandas do sistema, das escolas, dos professores e dos alunos. E de posse desses dados, define metas, programas, políticas públicas e ações que promovam a melhoria e o fortalecimento da qualidade de ensino no Estado.