Prazo para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural encerra em dezembro

Atenção produtor, o prazo para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) termina em dezembro. A Prefeitura Municipal de Alvarenga, através da Secretaria de Meio Ambiente está apoiando o pequeno produtor na elaboração do CAR.

O CAR é obrigatório a todas as propriedades e posses rurais. Os dados informados são declaratórios, de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural. As informações integram o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), que ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente dos Estados, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ibama.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente Saulo, os produtores que aderem ao CAR tem a possibilidade de regularização das Áreas de Proteção Permanente (APPs) e/ou Reserva Legal com vegetação natural suprimida ou alterada até 22 de julho de 2008 no imóvel rural, sem autuação por infração administrativa ou crime ambiental. Também haverá suspensão de sanções em função de infrações administrativas por supressão irregular de vegetação nessas áreas cometidas até esta data.

Para regularizar a sua propriedade, procure a Secretaria de Meio Ambiente de Alvarenga, localizada no Centro Administrativo Municipal (Antigo Hospital). Se você já efetuou o cadastro, compareça para retirada do recibo de sua declaração.