Prefeito Diocélio e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo encontra com Secretário Estadual de Turismo em Governador Valadares

Tempo de leitura: 3 minutos

Em parceria com o Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) realizou, nesta sexta-feira (26 de maio), uma reunião técnica de alinhamento, em Governador Valadares.

Com o objetivo de conhecer de perto as regiões do Estado, a Setur está percorrendo os municípios mineiros apresentando programas do Estado para o desenvolvimento do turismo nas cidades mineiras, informações sobre o Programa de Regionalização, ICMS Turístico, planos de atuação institucional e promocional do circuito. Além disso, projetos de gestão e incentivo ao turismo foram detalhados aos representantes das cidades associadas.

Na ocasião, a Setur reuniu os 22 municípios associados e mais 17 novas cidades que pretendem fazer parte do circuito. A associação de municípios que integra Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce é composta atualmente por: Alvarenga, Coluna, Cuparaque, Dores de Guanhães, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Jaguaraçu, José Raydan, Marilac, Nova Belém, Paulistas, Peçanha, Resplendor, Santa Maria do Suaçuí, São Felix de Minas, São João Evangelista, São José da Safira, São José do Divino, Senhora do Porto, Virginópolis e Virgolândia. Os municípios de Aimorés, Capitão Andrade, Conselheiro Pena, Coroaci, Engenheiro Caldas, Frei Lagonegro, Goiabeira, Itabirinha, Itanhomi, Mathias Lobato, Nacip Raydan, Santa Efigênia de Minas, Santa Rita do Itueto, São José do Jacuri, São Sebastião do Maranhão, Sobrália e Tumiritinga também estiveram presente com o objetivo de conhecer o circuito e, posteriormente, se associar.

O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, ressaltou a importância do diálogo entre a Setur e os municípios circuitados. “Desde o começo deste ano, atendendo uma orientação do nosso governador, Fernando Pimentel, estamos visitando os municípios circuitados com o objetivo de fortalecer o turismo do nosso Estado. Nosso objetivo e trocar experiências e, com isso, fomentar ainda mais o setor”.

Durante o encontro, algumas as ações que auxiliam o crescimento do setor foram destacadas. “Dentre as atividades desenvolvidas pela Setur, vale ressaltar o programa de apoio às festividades turísticas e o programa de sinalização turística. Acreditamos que alcançaremos resultados positivos colocando em prática as atividades propostas e estudadas pela nossa equipe. Estamos otimistas para que essa programação esteja ativa em breve”, declarou Ricardo Faria.

“Esse é um grande passo que demos para exploração do potencial turístico do município. Alvarenga oferece diversidades naturais exuberantes além de pontos poucos explorados que com a adesão ao circuito passará ter maior visibilidade a nível nacional” destacou Diocélio Fernando, prefeito de Alvarenga.

Na oportunidade o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Saulo Soares destacou “A participação em Circuito Turístico é critério para que o município tenha acesso a recursos federais e estaduais para fortalecimento do turismo municipal. Alvarenga agora fará parte do mapa de regionalização do turismo brasileiro” .

Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce

Corredeiras, escaladas, voo livre, caminhadas ecológicas, pedras preciosas, música popular, tradições folclóricas, festas juninas e religiosas, saborosa e diversificada culinária regional, exposições agropecuárias, carnavais “fora de época”, estrada de ferro, hospitalidade mineira e muitas histórias.

Fonte/Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais