Prefeitura avança na limpeza dos córregos

Iniciada ontem (16), a operação especial de prevenção de combate a proliferação de insetos e roedores, a limpeza dos córregos avançam em Alvarenga.

As equipes realizaram serviços de roçada, capina, rastelamento e retirada de todos os resíduos, deixando a água do córrego corrente, evitando, assim, acumulo de poças d’agua, foco de proliferação de mosquito aedes aegypti, garantindo o bem estar da população.

“A limpeza de córregos é realizada de forma manual e mecânica pelos colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo. A equipe está realizando a remoção de detritos, limpeza e corte de mato das margens. Essas ações são realizadas constantemente e tem o objetivo de melhorar o escoamento da água e, ainda, combater a proliferação de insetos e roedores, que são transmissores de doenças” relatou o secretário de Meio Ambiente – Saulo Soares.

A ação vem de encontro também com a Campanha de Defesa Civil Minas mais resiliente, a qual o município de Alvarenga está inscrito, e é compreendida como um ciclo de ações (prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação) com vistas à redução do risco de desastres, para a garantia da segurança da população.

Para sucesso e eficácia da operação é necessário a colaboração da população alvarenguense, na manutenção da limpeza dos córregos, fazendo o correto acondicionamento dos resíduos e entulhos gerados em suas residências e jamais o despejando nas margens, ou diretamente nos córregos, como já foi visto em áreas que já foram limpas recentemente.