Prefeitura de Alvarenga faz destinação ambientalmente correta de ossos e subprodutos animais

Os açougues da cidade de Alvarenga geram uma grande quantia de lixo oriundo de restos de animais, que sem descarte correto pode prejudicar seriamente o meio ambiente, contaminando rios e solos.

De olho na preservação ambiental e também na oportunidade de reaproveitamento desses dejetos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e representantes de açougues firmaram um compromisso ambiental certificando a destinação correta dos dejetos.

O Secretario de Meio Ambiente Saulo Soares, destacou que “apesar de não ser da responsabilidade do município, fizemos esse compromisso visando a viabilidade econômica dos açougues de Alvarenga e garantimos a preservação do meio ambiente”.

A prefeitura de Alvarenga realizou parceria com a empresa Celino Moreira para coleta destes subprodutos. A empresa colocou a disposição dois freezers, que foram alocados no galpão de coleta seletiva municipal.

O compromisso ambiental especifica as formas corretas dos descartes de ossos no município, todo o material ósseo oriundo do abate de animais deverá permanecer sobre refrigeração ou congelamento, limpo e sem odor, até o recolhimento.

Quinzenalmente a empresa parceira recolhe os resíduos e encaminha para empresa especializada na recuperação, utilizando-os como matéria prima na produção de rações e fornecendo a administração uma declaração de recolhimento, vale salientar que todo esse serviço prestado não tem nenhum custo aos comerciantes.