Produtores recebem material para cercamento de nascentes

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo  está realizando a entrega de matérias para o cercamento  de nascentes a 20 proprietários de terrenos localizados na zona rural alvarenguense. Foram disponibilizados mourões, arames, e grampos que serão utilizados em 20 nascentes. A ação ambiental vai envolver um total de 750 mil metros quadrados na conclusão de 150 nascentes envolvidas no projeto Olhos D’Água.

Presente no momento da entrega dos materiais, o prefeito Diocélio Fernando reforçou a necessidade de preservação dos recursos hídricos e a importância da disponibilidade da água num cenário futuro. “Alvarenga possui um número considerável de nascentes e cabe a nós os cuidados necessários para que essa fonte não se esgote”, analisou.

O projeto tem como objetivo proteger as bacias hidrográficas, não só como ponto de partida estratégico para recuperação dos recursos hídricos, mas também para preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo, e assegurar o bem-estar das populações humanas.

O secretário de Meio Ambiente, Saulo Soares, explica que considerando o cenário atual e a grande preocupação com a escassez dos recursos hídricos, vê-se a urgência em proteger as nascentes que exercem um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos. “Alvarenga larga na frente nas questões ambientais, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos da região, em parceria com os produtores rurais e Instituto Terra”, emendou.

No momento da entrega os proprietários assinaram o termo de compromisso e as notas de entrega, que estabelecem 60 dias de prazo para o cercamento de sua nascente com o material recebido através do projeto.