Programa Olhos D’ Água: Alvarenga é contemplado com mais 5 kits

A Prefeitura Municipal de Alvarenga, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Instituto Terra foi contemplada na última semana com mais 5 kits para proprietários rurais que fazem parte do programa Olhos D’ Água na modalidade de proteção de nascentes e conservação de solo.

O kit é composto por 100 mourões de eucalipto, 4 rolos de arame de 250 metros, 2kg de grampo, além das mudas que estão disponível no viveiro municipal.

Para o prefeito municipal, Diocélio Fernando, a entrega do kit é uma forma simbólica e singela de demonstrar o valor da preservação dos serviços ecossistêmicos prestados pelos produtores rurais.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Saulo Soares, além das atividades de proteção e recuperação das nascentes, está sendo realizado o plantio de mudas nativas, cercamento, e manutenção destas áreas, reuniões de educação ambiental com os proprietários rurais que fazem parte do projeto e alunos da rede municipal de ensino visando conscientizá-los e torná-los multiplicadores de ações ambientais.

“Estamos empenhados não somente na recuperação e proteção dos recursos hídricos do município, mas, sobretudo pela construção coletiva de conhecimento onde cada produtor tem a oportunidade de compartilhar as suas percepções, dúvidas, anseios, receios e sugestões para a formação de uma postura crítica de proteção aos recursos naturais”, destacou Saulo.

O programa Olhos D’ Água contemplará aproximadamente 117 proprietários totalizando mais de 150 nascentes.