Projeto envolve estudantes no plantio de mudas para recuperar nascentes

A necessidade de garantir o abastecimento das comunidades rurais com água de boa qualidade fez com que os estudantes da Escola Municipal João Francisco da Cunha, em Alvarenga, se empenhassem no projeto “Recuperação das Nascentes”. O trabalho desenvolvido por 40 alunos do ensino fundamental e culminou com o plantio de 40 mudas de vegetação nativa nesta última quinta-feira, totalizando 66 mudas plantadas na propriedade do Sr°. Antônio Batista, um dos proprietários contemplados com o programa de cercamento e recuperação de nascentes, “Olhos D’ Água”.

O projeto teve início em junho na unidade escolar, sob a coordenação da Secretária de Educação, Maria Soares e Secretário de Meio Ambiente, Saulo Soares.

Os alunos da rede municipal de ensino aprenderam todo o processo e cuidados no manuseio e plantio das mudas no viveiro municipal.

A visita dos alunos foi acompanhada pelo prefeito Diocélio Fernando, pelo Secretário de Meio Ambiente, Saulo Soares, Secretária de Educação, Maria Soares e Gestor Ambiental e Biólogo do Instituto Terra, Marcos Campos.

Os alunos e autoridades foram bem recebidos pela zeladora do viveiro, Vânia Martins. Para ela as visitas são de tamanha importância. “É muito bom nós recebermos essas crianças no viveiro de nossa cidade, elas aprendem sobre as espécies de plantas e também da importância de se plantar uma árvore”, comentou a zeladora.

Marcos Campos apresentou as crianças o programa Olhos D’ Água, que visa a recuperação e cercamento de nascentes.

No final da visita os alunos ganharam uma muda para fazer o plantio na propriedade do Sr°. Antônio Batista, na comunidade do Alvarenguinha dos Pinhanos.

No local o Secretário de Meio Ambiente, Saulo Soares e biólogo Marcos Campos, apresentaram as técnicas de plantio e enfatizou que a nascente recebera 150 mudas nativas, todas plantadas por estudantes.