Confirmado o primeiro caso de Febre Amarela em Alvarenga

Em nota, a Secretária Municipal de Saúde de Alvarenga relatou a confirmação do primeiro caso de Febre Amarela no município de Alvarenga. Um morador da Zona Rural de Alvarenga foi admitido pelo serviço de saúde do município com dor de cabeça e dor no corpo no dia 11 de janeiro de 2017, a equipe médica da cidade atendeu e fez os procedimentos necessários para tratar os sintomas. Segundo o Secretário Municipal de Saúde a equipe de saúde passou a monitorar o caso, pois havia possibilidade de ter contraído Febre Amarela.

Foram feitos exames de rotina para saber a situação fisiológica e 06 dias após o início dos sintomas foi solicitado coleta de material para realizar sorologia para diagnóstico de Febre Amarela, material foi coletado e enviado para Belo Horizonte na Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para realização do exame. Neste período o paciente ficou internado no Hospital Regional em Governador Valadares com provável alta hoje e seu retorno para casa. Segundo o secretário o enfermeiro responsável pelo envio da amostra, entrou no sistema (GAL) e obteve nesta manhã (26) o resultado positivo para Febre Amarela.

A SMS de Alvarenga pede à população que procure a Unidade de Saúde quando sentirem algo relativo aos sintomas gerais (febre, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas e vômitos), conferir se está ou não está vacinado, são informações que irão ajudar na resolução dos casos que aparecerem na unidade de saúde do município.

O secretário enfatizou que a equipe de saúde tem trabalhado incansavelmente a mais de 15 dias vacinando toda a população residente no município e aqueles que estão de passagem. Até o momento já foram aplicadas mais de 3.000 doses de vacina contra Febre Amarela, portanto a orientação é que procurem a UBS e vacine-se o quanto mais rápido possível, lembrando que não está tendo mais filas, movimento está se normalizando à medida que todos estão sendo vacinados.

Assessoria de imprensa