Conselheiros Municipais de Saúde reuniram-se na tarde do dia 27

Tempo de leitura: 2 minutos

Aconteceu na tarde de terça-feira, 27 de outubro, a 139º Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Alvarenga, presidida pelo Presidente Sebastião da Silva Neto e dirigida pelo vice-presidente Geraldo Felício Júnior com as seguintes pautas:

1- Aprovação do Plano Municipal de Saúde 2018-2021

O Plano Municipal de Saúde (PMS) 2018 – 2021 têm o objetivo de sistematizar e publicitar às diretrizes e principais ações a serem realizadas no âmbito da saúde, no referido período, de forma a permitir a gestores, trabalhadores e usuários, o melhor acompanhamento e debate da(s) política(s) de saúde.

As ações aqui propostas baseiam-se nas reflexões do grupo político e equipe técnica que atuam hoje na Secretaria de Saúde de Alvarenga. Este documento está composto pela descrição do município e seus principais problemas que afetam o campo da saúde, pela descrição dos principais agravos que afetam a população, pela análise do período anterior e pela programação anual. Buscou-se, neste Plano, amadurecer o uso de indicadores de acompanhamento das ações, bem como a definição temporal das propostas, ano a ano.

2- Aprovação da Programação Anual de Saúde

A Programação Anual de Saúde contém, de forma sistematizada, as ações, os recursos financeiros e outros elementos que contribuem para o alcance dos objetivos e o cumprimento das metas do Plano de Saúde; as metas anuais para cada ação definida; os indicadores utilizados no monitoramento e na avaliação de sua execução. Sua elaboração inicia no ano em curso, para execução no ano subsequente.

3- Aprovação da Carteira de Serviços da UBS

A Carteira de Serviços é o documento ordenador da APS no âmbito municipal, revisando e definindo normas e diretrizes para o funcionamento das equipes e serviços de atenção primária. Seu conteúdo abrange a organização dos serviços na atenção primária, com diretrizes para organização local e para gestão das equipes de saúde, e o conjunto das atividades assistenciais realizadas na atenção primária. Tem como objetivos contribuir para diminuição de iniquidades na oferta de ações e serviços, ampliação da abrangência e melhoria da qualidade da atenção primária.

4- Campanha Novembro Azul – Apoio ao Trilhão

Confecção de coletes visando campanha prevenção ao câncer de próstata

Saúde Pública de Qualidade com Dignidade!

ADM 2017-2020