Equipe do NASF realiza trabalhos paras as mulheres na UBS Vista Alegre

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Alvarenga é um grupo formado por 04 profissionais de diversas áreas de conhecimento. A função do NASF é atuar em consonância com profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica em locais específicos, atendendo as populações com serviços de saúde, ampliando a abrangência das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade.

Alvarenga possui 01 equipe de NASF: Nelas existem profissionais de Nutrição, Psicologia, Educação Física e Fonoaudiologia, que desenvolvem ações em seus territórios de abrangência, tanto na sede como na zona rural, em consonância com as orientações do Secretário Municipal de Saúde Geraldo Felício: “as pessoas em primeiro lugar”.

O sofrimento psíquico e as demandas de adoecimento mental têm se tornado quadro cada vez mais presente nas Unidades Básicas de Saúde. As mudanças sociais, as vulnerabilidades, os conflitos familiares, o desemprego, o uso desenfreado de álcool e drogas e a presença do tráfico dentro das comunidades têm desencadeados intensos sofrimentos a população. Neste contexto, os usuários encaminhados para atendimento psicológico pela Equipe de Referência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) , têm espaço para compartilhamento de vivências, fortalecimento de vínculos e da rede de apoio.

“A Secretaria Municipal de Assistência Social, na pessoa da Marli Campos, tem contribuído com as oficinas oferecidas pelo CRAS em nossa UBS, cedemos o espaço e materiais necessários para oferecer cursos e visitas aos moradores daquela comunidade” destacou Geraldo Felício, secretário de saúde.

Fotos/Crédito: Geraldo Felício

Assessoria de imprensa