Farmácia de Minas já distribuiu mais de 35 milhões de medicamentos

Tempo de leitura: 2 minutos

A Farmácia de Minas já distribuiu, mais de 35 milhões de medicamentos em 5 anos de funcionamento para a população alvarenguense. Os medicamentos são padronizados na relação municipal de Medicamentos Essenciais (REMUNE), a Farmácia de Minas fica situada no bairro Nossa Senhora das Graças e já distribuiu, em 8 meses de atividade na gestão do prefeito Diocélio Fernando, 320 mil unidades de medicamentos gratuitos aos usuários de saúde.

Desde o início do funcionamento em 2012, são fornecidos aos usuários 300 tipos de medicamentos.

Construída entre 29 de setembro de 2010 a 31 de novembro de 2011 através de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Alvarenga, a Farmácia de Minas funciona de segunda a sexta-feira de 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, com uma equipe composta por duas farmacêuticas, uma atendente, uma funcionária de serviços gerais, com foco no paciente, realizando com segurança, agilidade e eficiência, buscando a melhoria continua da qualidade no atendimento.

De acordo com as farmacêuticas responsáveis pela farmácia, são atendidos diariamente 75 usuários de saúde. A unidade atende usuários de todo município. Além de garantir o acesso da população aos medicamentos essenciais, a Farmácia de Minas também concentra serviços de monitoramento de indicadores da Assistência Farmacêutica, como Cadastros de todos pacientes com diabetes e quem usam insulina, assim como a dispensação de tiras reagentes para medição de glicemia.

A equipe juntamente com o secretário de saúde faz acompanhamento dos processos de solicitação de medicamentos de alto custo, medicamentos para influenza H1N1, atendimento a gestante com toxoplasmose, medicamentos para glaucoma, medicamentos para febre amarela, hanseníase, meningite e coqueluche, Programa Saúde da Mulher, medicamentos para diabetes, insulinas NPH e regular, medicamentos e insumos para enfrentamento da dengue, medicamentos estratégicos, básicos, atendimento a sífilis, suplementação de vitamina A e repelentes para gestantes.

Os profissionais são responsáveis pela realização do pedido de medicamentos juntamente com a Gerencia Regional de Saúde do município, e o Governo do Estado. Na Farmácia de Minas também é feito acompanhamento do grupo de colaboradores do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo (PNCT) do município, assim como a programação armazenamento e disponibilização dos medicamentos referentes ao programa e fornecimento de relatórios periódicos sobre a utilização dos medicamentos.

Para efetuar o cadastro em algum dos programas da Farmácia de Minas, é necessário que o usuário de saúde leve o RG, CPF, Cartão do SUS e receita.