Secretaria Municipal de Saúde de Alvarenga lança nota explicativa sobre Febre Amarela

Tempo de leitura: 2 minutos

Na manhã desta quinta feira (12), o Secretário Municipal de Saúde de Alvarenga reuniu-se com Equipe de saúde para definir cronograma de vacinação contra a Febre Amarela.

A equipe de saúde está de alerta quanto à chegada de possível surto em nossa cidade, visto a proximidade com cidades da região que estão com casos de Febre Amarela na sua forma silvestre.

Segundo o secretário municipal de saúde Geraldo Felício, no inicio desta semana um Agente Comunitário de Saúde da Zona Rural informou que haveria relatos de macacos mortos em fazendas de uma comunidade rural. Foram enviados técnicos da Vigilância Epidemiológica/Controle de Endemias da SMS de Alvarenga para averiguar os fatos e fotografar as evidências.

Segundo os funcionários da secretaria municipal de saúde foram encontrados ossadas e restos em decomposição de macacos, as fotos foram enviadas a SRS/Governador Valadares referência técnica, e em conversas com servidores da SRS/Epidemiologia juntamente com relatos das equipes de saúde de Alvarenga, ficou acordado que faríamos uma campanha de vacinação em caráter de urgência para fins de bloqueio na Zona Rural de Alvarenga, diminuindo os riscos de possível contaminação de moradores.

“A situação está sendo observada e tomada as devidas providências de acordo com critérios estabelecidos e sempre com orientação técnica de setores da SES/MG e Ministério da Saúde” disse Geraldo Felício.

“O fato de se encontrar animais mortos não quer dizer que sejam por Febre Amarela, mas é um indício de que deveremos tomar medidas de prevenção pelo fato, Alvarenga se encontra nas proximidades das cidades com surto de Febre Amarela. Portanto a partir de amanhã estaremos enviando uma viatura a Valadares para buscar as doses solicitadas para atender todo município, iniciando principalmente na zona rural onde o risco é maior e conseqüentemente protegendo a área urbana” destacou.

A reunião foi de grande sucesso, foi elaborado e definido o cronograma para vacinação de toda zona rural e logo após a zona urbana.

O secretário municipal de saúde de Alvarenga, Geraldo Felício pede a população calma, e colaboração com os Agentes de Saúde e Vacinadores, para que tenhamos sucesso nesta campanha. E finalizou “garantimos que teremos vacina para toda a população de Alvarenga, e sendo assim todos nós sairemos vitoriosos e com saúde impecável”.

Importante ressaltar que não há casos relatados em Alvarenga, nem suspeitos. A ação da secretaria de saúde é fazer o bloqueio do surto que está nas cidades vizinhas. Fazendo a prevenção com a vacina.

Segue cronograma:

13/01: TARDE – CACHOEIRA ALTA, CÓRREGO DA SERRA E CÓRREGO ALVARENGA

14/01: MANHÃ E TARDE – SOBREIRO DE CIMA, BOA UNIÃO, CARMINDO E SOBREIRO DE BAIXO

15/01: MANHÃ E TARDE – ALVARENGUINHA DO GEGÊ, PINHANOS E ZUZA

16/01: MANHÃ E TARDE – ALVARENGUINHA DOS MUTUCAS E TENENTES