Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde de MG avaliam ações em saúde do município de Alvarenga

Tempo de leitura: 1 minuto

Na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro, a Secretaria de Saúde do município de Alvarenga recebeu uma equipe de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais: Ednei Soares – Técnico Vigilância Epidemiológica; Flávia Marinho – Técnica da Vigilância Sanitária e Nilson – Coordenador de Endemias da SRS/Governador Valadares.

Ambos fazem parte de um processo avaliativo das ações em saúde no qual o município de Alvarenga faz parte desde 2012, sempre alcançando índices satisfatórios na promoção e prevenção à saúde.

A Vigilância em Saúde é um elemento fundamental ao sucesso de todo e qualquer sistema de saúde focado em resultados e que se preste ao controle de determinantes, riscos e danos à saúde da população. Ela deve ser organizada o mais próximo possível do território, pois o conhecimento aprofundado de sua dinâmica permite ao gestor identificar necessidades, informação essencial ao planejamento e execução de ações articuladas de proteção, promoção e recuperação da saúde, e de prevenção de riscos e agravos.

“Ainda não sabemos os resultados finais de todas as áreas temáticas, mas estamos com 100% de resultado em Vigilância Sanitária, Ambiental e Endemias” enfatizou Geraldo Felício Júnior, Secretário Municipal de Saúde.