Novo Secretário de Meio Ambiente da segmento aos trabalhos de coleta seletiva

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O engenheiro ambiental e sanitarista Saulo Soares Neiva, nomeado pela atual gestão do município de Alvarenga, é o novo secretário de meio ambiente.

Saulo desenvolveu vários projetos e angariou diversos recursos para o município de Alvarenga na gestão anterior, promovendo melhorias no campo ambiental e sanitário na cidade.

Fruto de seu esforço e de toda equipe que compunha a antiga secretaria do município, o atual secretário de meio ambiente buscou recursos e elaborou um projeto de suma importância, no qual realiza a coleta seletiva em toda zona rural  do município, todas as quartas feiras, sendo uma vez em cada comunidade. O material é triado e armazenado no galpão de coleta seletiva, onde é encaminhado para uma empresa de reciclagem.

“Em Alvarenga o material potencialmente reciclável corresponde a cerca de 30% do lixo do município, hoje não atingimos a essa taxa, devido não termos a coleta na área urbana, mas o meu plano é começar o mais rápido possível.” Saulo Soares

Todo material coletado e separado vai para a cidade de Governador Valadares. A empresa Nova Era é responsável por fazer o transporte do material para reaproveitar no processo de reciclagem.

O município de Alvarenga adquiriu uma prensa hidráulica para auxiliar e compactar os materias reciclaveis que são coletados no município.

A coleta seletiva consiste na separação dos resíduos através de classificações que variam entre orgânico e inorgânico, reciclável e não reciclável, ou no caso mais comum que nos deparamos no dia a dia que são aqueles cestos de lixo com diferentes designações: papel, vidro, orgânico, metal, lixo hospitalar, entre outros que não aparecem com tanta frequência.

Os benefícios da coleta seletiva para resíduos sólidos são inúmeros, e apesar do seu custo claramente mais caro que o modelo convencional de coleta, os benefícios ambientais, econômicos e políticos associados à prática tornam o processo importantíssimo para investimentos de novas empresas e benefícios fiscais do governo.