Prefeito Diocélio visita UTC em Raul Soares e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Agronegócios em Caratinga

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A visita foi realizada na Usina de Triagem e Compostagem de Raul Soares-MG, acompanhados da responsável técnica da UTC, pelo Secretário de Meio Ambiente de Raul Soares e pelo Engenheiro Ambiental de Raul Soares, a visita foi de grande relevância para se determinar a melhor alternativa de gestão dos resíduos sólidos gerados no município de Alvarenga e planejar as ações de coleta e tratamento e/ou disposição final adequada.

Em entrevista ao jornal Diário de Caratinga, o prefeito de Alvarenga destacou que uma das prioridades da Administração Municipal é o licenciamento e construção de uma Usina de Triagem e Compostagem para melhor gerenciamento e recuperação do lixo coletado diariamente.

Nos pequenos municípios a melhor alternativa para gestão dos resíduos sólidos são as Usinas de Triagem e Compostagem. Através da análise da composição gravimétrica dos resíduos gerados no município de Alvarenga em 2015 e 2016 foi possível identificar o percentual de resíduos sólidos potencialmente recuperáveis de acordo com suas características. O percentual potencialmente recuperável por meio da reciclagem + Compostagem foi de 69,5%, cerca de 2.780 Kg diariamente, e o volume correspondente aos rejeitos, ou seja, que não poderiam ser recuperados por nenhuma técnica foi de 19,41%, ou seja, 776,4 Kg diários. Logo, com a implantação da Usina de Triagem e Compostagem no município de Alvarenga, cerca de 70 % do lixo gerado seria recuperado e encaminhado para reciclagem e parte para compostagem, gerando adubo orgânico e reduzindo consideravelmente os impactos ambientais gerados pela gestão inadequada do lixo.

À tarde o Prefeito Municipal de Alvarenga Diocélio Fernando e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Saulo Soares, foram recebidos na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Agronegócios em Caratinga pelo atual prefeito Dr. Welington (DEM); o secretário de Agricultura, Alcides Leite de Mattos; o diretor do Departamento de Agronegócios, José Corintho e o coordenador de Saneamento Básico Rural, Vagno Mourino Alves.

O objetivo da visita foi conhecer o projeto “Fossas Sépticas Econômicas e Quintais Agroecológicos de Caratinga”, Classificado como um dos 20 melhores do Brasil; ganhador do Prêmio Fundação Banco do Brasil 2013; 1º lugar do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), como o melhor de Minas Gerais e também agraciado com a menção honrosa.

Após a recepção foi realizada uma visita de campo em uma área rural de Caratinga, acompanhada pelo coordenador Vagno Mourino, onde foram apresentadas as primeiras unidades da tecnologia social implantadas no município, e que após oito anos funcionam perfeitamente, contribuindo com o tratamento do esgoto doméstico e com a manutenção dos córregos limpos.

A visita foi de grande importância para o conhecimento da tecnologia social Fossa Séptica Econômica, que poderá ser incluída em futuros projetos para implantação nas áreas rurais do município de Alvarenga, gerando melhor qualidade de vida para população rural e reduzindo a poluição gerada pelo lançamento direto de esgoto nos córregos.